In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

CAMPEÃS DA RAÇA HEREFORD NA EXPOINTER SÃO CARNEADAS POR ABIGEATÁRIOS EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

CAMPEÃS DA RAÇA HEREFORD NA EXPOINTER SÃO CARNEADAS POR ABIGEATÁRIOS EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Ao todo oito animais foram abatidos na madrugada de sábado; entre os exemplares estavam também mães de animais premiados em feiras agropecuárias.O rebanho de gado da raça hereford está mais pobre no Rio Grande do Sul desde a madrugada de sábado (25).

Oito vacas da raça foram atacadas por abigeatários - sete carneadas e uma deixada no campo. O crime aconteceu na

cabanha Tamanca, em Santa Vitória do Palmar.

Pelo menos três delas ostentavam títulos de grande campeãs da raça em edições da Expointer - considerada a maior feira agropecuária do Cone Sul; outra é mãe do touro eleito como grande campeão hereford na última edição do evento e as demais são mães de outros exemplares da raça também premiados em feiras do gênero no Estado.

"Não é um crime raro aqui em Santa Vitória, mas nos últimos dez dias pelo menos ouvimos tanto na imprensa daqui como dos policiais que nos atenderam que houve abigeato em várias cabanhas da região", disse o produtor rural Ricardo Sperotto Terra. Ele estima um prejuízo de R$ 200 mil. Ele lamenta: "São anos de cuidado e seleção de embriões que são jogados fora pelo abigeato."

Não foi a primeira vez que ele foi vítima desse tipo de crime. Há pouco mais de um ano outros seis bovinos de sua propriedade também foram carneados.

Terra acredita que a carne será comercializada e consumida na própria região de Santa Vitória. No verão, informou, um açougue foi fechado na Barra do Chuí por vender carne sem procedência. Ele aponta para o risco para a saúde do consumo de carne de animais abatidos clandestinamente. O produto, lembra, chega aos consumidores sem inspeção e é abatido a campo, sem obedecer normas sanitárias definidas pelo Ministério da Agricultura.

Fonte : Diário Popular/ Roberto Ribeiro

Información Adicional

Arriba
Abajo